CHAKRA CARDÍACO

CHAKRA CARDÍACO


Imagine que existe um ponto dentro de você capaz de melhorar sua energia vital, capaz de te tornar mais forte através do fortalecimento de seu sistema imunológico… agora pare de imaginar e sorria, pois esse ponto existe e ele pode te ajudar de maneira impressionante a se equilibrar e viver mais intensamente; conheça seu chakra cardíaco.


O chakra cardíaco é um dos mais importantes, uma vez que ele une os três básicos (mais instintivos e básicos) com os três chakras superiores (mais espirituais). Assim sendo, esse chakra opera nos planos físico, emocional e espiritual. (1)

Sendo assim, esse ele coordena esses três planos para manter “acesa” nossa energia vital. Está ligado a vontade de viver e está diretamente relacionado a capacidade de amar e ter compaixão. O elemento é o ar, a cor é o verde e a glândula correspondente é o timo. (2)

A abertura desse chakra torna a pessoa mais receptiva à vida, mais feliz, tolerante, acolhedora, menos julgadora e geradora de amor e paz. Esse chakra é o da reconciliação, união e transmutação do medo. (3)

Sua glândula correspondente, o timo (thymus em grego)  significa  alma, coração, emoção, espirito. Essa pequena glândula é responsável pela produção de linfócitos T e maturação destes (através da timosina), sendo assim, fundamental para a resposta imunitária do organismo. (4)

O timo tem um papel importante na regulação do humor, refinamento das emoções, fortalecimento do sistema imunológico e, está relacionado a doenças como câncer, pneumonia, asma, bronquite, aids. (5)

É interessante citar que essa relação da palavra timo com a proximidade dessa glândula ao coração levou muitas pessoas a comentar que ela seria a sede a alma. De qualquer modo, pela sua importância para nossa saúde e nossa evolução é extremamente benéfico que se estimule e ative esse chakra constantemente.

DICAS IMPORTANTES PARA SEU CHAKRA CARDÍACO:

  • Inspire e expire consciente e suavemente durante alguns minutos, sentindo o ar entrar pelas suas duas narinas
  • Durante alguns minutos fique em silêncio, de olhos fechados e perceba seus batimentos cardíacos; após um tempo “visualize” e sinta um ponto bem no meio do seu peito, quando possível “visualize” esse ponto girando (como se estivesse sendo ativado)
  • Quando se sentir a vontade “visualizando” o ponto do seu chakra, “visualize-o” todo iluminado com a coloração verde.
  • Durante algum tempo, quando estiver em paz, feche os olhos sinta sua respiração e batimentos cardíacos e mentalize algumas vezes a frase “tenho vitalidade, saúde e paz.”
  • Medite diariamente, nem que seja por poucos minutos.

Até a próxima, com  os chakras superiores!

                                                                     Alessandra Cerri

 

 

Referências Bibliográficas

WAUTERS, A.  O livro completo dos chakras: libere o poder positivo.  Quarto editora, 2002.

MEADOW, M.  Yogic Chakra Symbols: mirrors of the human mind/heart.  Journal of religion and health, vol.32, n.1, Spring, 1993.

RAMOS, S.  Os chakras falam! A pergunta fundamental: seus chakras falam? Estão acordados?   Arcobaleno, 2002.

FAUSTO, C.  Timo: caracterização ultrassonográfica.  Radiologia Brasileira,  37(3), 2004.

SILVA, B. A Glândula timo e as técnicas de cura da medicina holística tradicional. Revista de Psicologia, 4, 2010.

admin

Leave a Reply