A NATUREZA, O CÉREBRO E O PODER DA GRATIDÃO

A NATUREZA, O CÉREBRO E O PODER DA GRATIDÃO

A NATUREZA, O CÉREBRO E O PODER DA GRATIDÃO

Sabe aquele final de domingo, no silêncio, no banco do jardim, sentindo o perfume do Jasmim? Um momento para trazer a consciência para o momento presente, a vida que pulsa e movimenta, o cantarolar dos pássaros, o germinar das plantas, a natureza que nutre e nos alimenta de todas as formas.

 

O contato com a natureza tem o dom de acalmar, relaxar, esses sentimentos atuam na liberação da endorfina, trazendo essa sensação de leveza e tranquilidade, melhorando o humor, o que ameniza o estresse, a ansiedade e a depressão.

 

Imbuídos dessa leveza, sentimo-nos motivados a refletir sobre a nossa verdade e de repente o sol, reaparece, traz luz a nossa realidade, desperta nossa consciência, para que valorizemos os caminhos da vida, erros, acertos, um novo recomeço, recheado de infinitas possibilidades e a clareza da gratidão pela vida.

 

Neste momento, veio como inspiração, a aprendizagem, o poder da gratidão em nossas vidas, à possibilidade de mudar a nossa perspectiva, e através de escolhas conscientes abrir um canal para co-criarmos um universo de bons sentimentos, pensamentos e ações. Quando inundamos nossos pensamentos com sentimentos de gratidão, passamos a ativar nosso sistema de recompensa do cérebro, localizada numa área chamada Núcleo Accubens. Esse sistema é responsável pela sensação de bem estar e prazer do nosso cérebro. Quando nosso cérebro identifica que algo de bom aconteceu em nossas vidas e somos gratos por isso, ocorre a liberação do neurotransmissor dopamina, o qual aumenta a sensação de prazer. As pessoas que tem o hábito de manifestar gratidão vivem em níveis elevados de otimismo e vitalidade.

 

A exuberância da natureza desperta em nós o poder da gratidão, levando-nos ao encantamento diante da beleza e do mistério da vida. Alguém ou algo nos toca, como a natureza me tocou, e nos tornamos maravilhados, a alma resplandece, torna-se tomada pela ternura, pelo estado de graça.

 

A gratidão nos ensina a exercitar o amor, a compaixão, o olhar grato independente da situação que se apresenta. Distribuir sorrisos, olhares, abraços de conforto, solidariedade, de gratidão que nos permitem identificar o quão preciosa pode ser a composição do nosso dia a dia, basta nos tornarmos sensíveis e atentos para perceber como a vida oferece dádivas sem nos darmos conta.

 

É gratificante ser inundada por pessoas gratas em vez de vozes que reclamam o tempo todo! Agradecer é celebrar a vida. Para praticar a gratidão faz-se necessário uma decisão consciente, disposição e disciplina. Observe e amplie o olhar para cada detalhe de seu dia, sempre há algo para agradecer!

 

A todos que estão lendo nesse momento, peço que fechem por um instante os olhos e se conectem com algo que os faça se sentir profundamente gratos!

Gratidão a todos!

 

Maristela Negri Marrano

Pós-graduada em Neurociências aplicadas a Longevidade – UFRJ

Mestre em Educação Física – UNIMEP

Sócia-Diretora do Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba – CLAP

maristela@centroclap.com.br

admin

Leave a Reply